Sequência Didática

Esta sequência é uma adaptação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) [1], contendo os seguintes passos:

Primeiro momento: Em uma aula apresentar os postulados da teoria da relatividade e deixar os alunos darem suas idéias a respeito do assunto. Outra sugestão é formar grupos para discutirem e depois apresentar as conclusões para o restante da turma.

Segundo momento: Esclarecer as conclusões dos alunos com a aula proposta. Apesar de se tratar da teoria da relatividade restrita, o professor deverá estar preparado para comentar sobre a teoria da relatividade geral, pois surgirão questões a respeito de viagens ao passado e futuro, bem como situações descritas no filme Interestelar. Este filme é um bom começo para despertar o interesse pelo assunto. Tempo sugerido: duas aulas.

Terceiro momento: caso a escola disponha de computadores e internet ou se os alunos possuírem celulares e for permitido o uso dos mesmos em sala, poderá ser feito na escola. Caso contrário poderá ser feito em casa fornecendo os roteiros para os alunos. Como são três simulações distintas, pode-se distribuir aleatoriamente e após o uso, juntar os grupos que fizeram a mesma simulação para discutirem as questões. Caso disponha de apenas uma aula, usar as simulações nessa aula e em outra formar os grupos para conclusão da atividade. Tempo sugerido: duas aulas.

Quarto momento: cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma e provocar um debate, deixando que eles próprios achem as respostas para suas dúvidas. O professor só interferirá caso as respostas não sejam corretas, procurando lançar novas questões fazendo com os alunos cheguem a uma resposta correta. Tempo sugerido: uma aula.

Quinto momento: a avaliação poderá ser feita através de questões ou situações ocorridas em algum filme para que discutam, em grupos, o que é ficção e o que é possível realmente. Também poderão ser avaliados pela participação nos debates. Tempo sugerido: uma aula.

A quantidade de aulas depende da quantidade de aulas disponíveis para a disciplina e da participação e interesse da turma.

Referência

[1] MOREIRA, M. A. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. if.ufrgs.br, Porto Alegre. Disponivel em: <http://moreira.if.ufrgs.br >. Acesso em: 15 Junho 2017.